O filme “O Dia Depois de Amanhã” é uma ficção cujo roteiro se apóia em uma
realidade previsível, mas que não se sabe ao certo se será tão catastrófica e tão repentina
quanto retratada no filme.
É claro que, como se trata de uma produção hollywoodiana e
do gênero “cinema catástrofe”, já seria de se esperar que o exagero de uma hecatombe
glacial e o festival de efeitos especiais sejam ingredientes fortes e muito presentes no
script.
Ainda assim, nos leva a refletir sobre efeitos de nossas ações no planeta, e possíveis impactos a longo prazo.
O LIVRO DE ELI
Este filme mostra uma visão pós apocalíptica do mundo, onde a religião volta a ser buscada como ferramenta de controle e poder sobre os sobreviventes.
Retrata a dificuldade em se viver em um mundo onde recursos naturais foram destruídos, e a sobrevivência depende da difícil tarefa em se encontrar água e alimentos.
LIXO EXTRAORDINÁRIO
Se você gosta de acompanhar trabalhos reais e a trajetória de artistas, o “Lixo Extraordinário” é um documentário que você precisa assistir. Com mais de uma hora e meia de duração, a produção retrata as criações do artista plástico brasileiro Vik Muniz em um dos maiores aterros sanitários do mundo, localizado no Jardim Gramacho, Duque de Caxias.
O documentário conta com a participação dos catadores, que ajudam a criar as artes e se emocionam com o resultado. Além da discussão sobre o descarte de lixo, a obra é um retrato da vida daqueles que tiram do lixão a renda para sobreviver.
O GRANDE MILAGRE
O que você faria se estivesse no Alasca e visse que algumas baleias estão presas debaixo do gelo? Esse foi o caso que inspirou a criação do filme “O Grande Milagre”, baseado em fatos reais.
A história conta o dilema de um repórter e uma voluntária que enfrentam governos e figuras importantes para salvar esses animais, mobilizando equipes e voluntários de toda a cidade.
O caso ficou conhecido e despertou o interesse de pessoas ao redor do mundo, uma produção digna de ser um dos filmes sobre meio ambiente.