Energia limpa é toda energia renovável e que não emite substâncias no meio ambiente. Dentre elas temos: a energia eólica, biomassa, geotérmica, hidráulica, maremotriz, solar, etc.
Essas fontes de energia surgiram devido a necessidades de energias que pudessem substituir os combustíveis fósseis, tais como carvão e petróleo. Pois estes deixam resíduos no ambiente e na atmosfera, causando assim o que conhecemos como efeito estufa e consequente aquecimento global.
O Brasil é uma grande potência em se tratando de energias renováveis. Cerca de 80% do nosso consumo de energia vem dessas fontes. Para se ter uma ideia a média mundial é de apenas 26% de uso de energia renovável. Temos cerca de 60% do nosso consumo de energia sendo gerado por fontes hidráulicas. Em seguida temos a energia eólica que representa cerca de 10% do nosso consumo.
A fonte solar tem amplo espaço para crescimentos no Brasil, representando apenas 2% de todo consumo de energia no Brasil. Tanto a eólica quanto a solar tem grande potencial para crescer e tornar o Brasil um país de matriz energética diversificada, não dependendo em boa parte da hidráulica.
Agora vamos analisar algumas das principais fontes de energia consideradas limpas. Mas que mesmo assim têm algum tipo de consequência mesmo que pequena para o meio ambiente.
A energia nuclear: as usinas nucleares funcionam como as termoeléctricas, o combustível aqui utilizado advém da fissão dos átomos de uranio, gerando assim o aquecimento da água, gerando o vapor e assim movimentando as turbinas. Esse movimento mecânico aqui criado é convertido em potência eletromagnética no gerador. Em suma, a diferença é o combustível utilizado, no caso das usinas termoelétricas é usado combustíveis fósseis, na hidroelétrica é usado a água.
O grande risco das usinas nucleares é o risco de acidentes, embora sejam raros, mas no caso de ocorrer o resultado é devastador. Todo o solo, água, vida animal, vegetal, atmosfera são contaminados por materiais radioativos por anos.
Biomassa: processo de obtenção de energia semelhante a termoelétrica, ou usina termonucleares, a diferença é a utilização de biomassa, que pode ser como exemplo o bagaço da cana. Os gases emitidos não são poluentes, porém podem causar problemas respiratórios na população vizinha.
Hidrelétricas: nas hidrelétricas é usado a força das águas para mover as turbinas, gerando assim eletricidade. O impacto sobre o meio ambiente acontece devido ao represamento de rios, o lago criado invade e mata ecossistemas enormes, o clima da região também é alterado devido a grande quantidade de água provoca aumento da umidade.
Das fontes consideradas limpas, as que causam o menor nível de impacto sobre o ambiente onde são implantadas seriam a eólica e a solar. Vamos analisar elas a seguir.
A energia eólica exige uma área muito grande para instalação das turbinas. E também depende muito do clima, pois exige uma grande quantidade de vento.
A energia solar além de precisar de uma área relativamente grande, também exige grande números de baterias para armazenamento da energia captada dos raios solares. Nas últimas duas décadas o custo da tecnologia de armazenamento e os preços dos painéis solares têm diminuído bastante, tornando esse tipo de energia altamente acessível até mesmo para uso doméstico. Muitas empresas e industrias estão aderindo a esse tipo de geração de energia.
A adoção de fontes de geração de energia limpa tem sido constantemente discutido entre empresas e governos. Cada vez mais tem ficado claro que é viável e muitas vezes até lucrativo mudar nossa matriz energética para uma que seja limpa. Os benefícios para o meio ambiente são visíveis no curto e longo prazo. Não podemos mais ser dependentes de matrizes de geração de energia suja por motivos que vão desde o econômico até o ambiental.