Agroflorestas – tudo que você precisa saber

Autor: Felipe Rocha

24 de junho de 2022

Segundo a ONU até 2050 teremos cerca de 10 bilhões de habitantes no nosso planeta, e a necessidade de alimentar esse número crescente de pessoas, sem agredir o meio ambiente tem sido uma tarefa difícil de equilibrar. Por isso, nas últimas décadas muitas técnicas alternativas têm sido desenvolvidas. Uma delas é a agrofloresta.

 

Para enterdermos as características e benefícios das agroflorestas temos que analisar comparativamente com a agricultura moderna. Então, iremos levantar os pontos já conhecidos da agricultura e comparar ao mesmo tempo com a agrofloresta.

 

Exaustão do solo x Manuntenção do solo

A agricultura moderna determina o que será plantado de acordo com o solo, o clima, recursos hidrícos, podendo ou não alternar as culturas ali semeadas. É bem conhecido que a agricultura moderna tem índices recordes de colheitas. Mas o preço pago por isso é: constante dependência de recursos hídricos, seja de chuva ou de irrigação, uso de agrotóxicos e devastação de grandes áreas de mata original.

A agrofloresta vem trazer soluções que previnem o desgaste do solo, e até recuperação da qualidade dele. Nesse tipo de cultivo cada planta tem uma função, seja proteger as demais contra o vento, ou fornecer matéria orgânica, ou sombra. Todo o sistema é pensado para preservar e nutrir o solo.

A agrofloresta, quando bem planejada, pode ser adaptada a praticamente todo tipo de solo, até mesmo o semi-árido, e ainda conseguir recuperar e trazer mais vida e produtividade mesmo neste tipo de solo.

 

Dependência x indepedência de recursos hidrícos

A agricultura moderna necessita de grandes  áreas para cultivo e proporcionalmente grandes volumes de água. E por não ter um planejamento de manejo, proteção do solo, esse volume de água é repetidamente requisitado. A dependência hídrica é constante. E em caso de falta do recurso, seja por falta em reservatórios ou das chuvas tudo é perdido.

Nas agroflorestas a água, seja por irrigação ou vinda das chuvas, é apenas para início do sistema. Em pouco tempo a agrofloresta conquista indepedência, pois acumula no próprio solo a água necessária para desenvolvimento de todo sistema. E já nos estágios iniciais a camada de matéria orgânica ajuda a manter essa umidade. Por isso a importância do manejo, e o planejamento das plantas que irão compô-lo.

As agroflorestas, com o tempo, podem atravessar grandes períodos de estiagem, pois o acúmulo de matéria orgânica e de umidade no solo torna esse sistema totalmente autossustentável.



Agrofloresta x Monocultura

É muito difícil apontar apenas um ponto negativo da agricultura moderna como o maior vilão do meio ambiente, mas podemos destacar a monocultura como algo de maior impacto. Pois, para ela existir normalmente é retirada uma enorme área de cobertura vegetal, original e substituída por essa monocultura.

Outro ponto negativo é a exaustão da terra, pois o cultivo constamente de uma , ou duas culturas, mesmo que alternadamente, exaure os nutrientes. Podemos ainda incluir o favorecimento do aparecimento de pragas oportunistas, trazendo mais um problema que é o uso dos agrotóxicos.

As agroflorestas visam trazer plantas de diversos portes, árvores frutíferas e não frutíferas. Plantas que terão seus frutos colhidos e em seguida transformada em matéria organica para novas plantas e recuperação do solo. Com toda essa dinâmica existente, a agrofloresta recupera a cobertura vegetal devastada pela monocultura e evita a infestação desenfreada de pragas, tornando o uso de agrotóxicos desnecessário.

 

Por último, podemos destacar que um dos grandes benefícios das agroflorestas é o sequestro de carbono, que retorna o CO para o solo, transformando-o por meio da fotossíntese em oxigênio. Isso em larga escala poderia reverter o problema do aquecimento global.

 

Agroflorestas são soluções desafiadoras. Mas o futuro que se desenha para nós e para as próximas gerações também. Equilibrar a equação do meio ambiente é o único caminho para garantir condições de vida  saudáveis para este futuro não muito distante.

ESTÁ GOSTANDO DO CONTEÚDO? COMPARTILHE

Facebook
Twitter
WhatsApp

Projeto Eden © Todos os direitos reservados.